.jpeg)
TIPOS DE
TRATAMENTO
Preventivo – Dentes de leite
Realizado em crianças, durante a dentição decídua (dentes de leite) podemos evitar ou prevenir o desenvolvimento da má oclusão que pode prejudicar as funções de mastigação, fonação, deglutição e, em alguns casos, estética.
Intraceptativo – Dentição mista
Na dentição mista, ou seja, durante a troca de dentes, podemos utilizar aparelhos removíveis (móveis), como expansores, impedidores linguais, aparelhos ortopédicos, aparelhos fixos parciais etc.; em correções de mordidas cruzadas que alteram o crescimento.
Podemos também evitar a fratura ou perda de dentes anteriores que estejam muito projetados, eliminar de hábitos de sucção de dedo ou chupeta, de interposição de língua e de postura de lábios.
Permitir o desenvolvimento normal da fala, avaliar a existência de problemas respiratórios, corrigir mordidas cruzadas que estejam presentes e melhorar a autoestima do paciente.
Corretivo – Dentes permanentes
Esse tipo de tratamento é realizado a partir do estabelecimento da dentição permanente, visa corrigir problemas de desalinhamentos dentários, de falta ou fechamento de espaços presentes, recuperação de espaços para reabilitação protética, dentre outros.
Ele é feito através de aparelhos fixos que podem ser metálicos ou estéticos (porcelana ou safira), e aparelhos quase invisíveis que são removíveis.